terça-feira, 16 de março de 2010

I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades - Palestra Direitos Humanos, por Vanessa Santos do Canto


Prezados,
nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso

Livros de Guiné-Bissau na Kitabu - Livraria Negra

(clique na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Mito - Na Fai Minotu (10 vídeo-postais) na UNICV - 16 e 18/03/2010

Nova exposição do artista plástico Mito (Fernando Elias) na Cidade da Praia.

I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades

(clique na imagem para ampliá-la)

Prezados,
nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso

domingo, 14 de março de 2010

I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades - 5 e 12/04/2010 - palestra Ricardo Riso

(clique na imagem para ampliá-la)

Prezados,
nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso

I Ciclo de Encontros da revista África e Africanidades - 5 e12/04/2010

(clique na imagem para ampliá-la)

Prezados,

nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso

Valentinous Velhinho - É à tarde (poema)

É À TARDE
É à tarde,
Quando o sol s’esconde e fina,
Mas fica
- sem luz já,
Com os olhos apalpando o Ténue –
Alguma claridade inda
Que gosto de pensar:
– sob o derramamento lento do espírito –
Súbito em algo se rompe,
Fazendo rebentar – além – o próprio vácuo.
O vácuo só lá longe é real. À nossa ilharga nunca!
É nesta hora que,
Hasteados os ombros sobre os últimos píncaros da sombra,
O sol e a solidão – arrimados aos horizontes – s’encontram.


S’encontram
E me deixam sózinho
– universalmente sózinho –
Entre a luz e as trevas
– como sombra perfeita e inominável do Esquecimento.
 
(VELHINHO, Valentinous. É à tarde. In: Tenho o infinito trancado em casa. Praia: Artiletra, 2008. p. 22)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco - 1957/2010



Glauco Villas Boas foi uma das figuras que admirava na adolescência. Acompanhava suas tiras nas saudosas revistas Chiclete com Banana e Circus, que depois espalharam-se nas edições especiais de Los 3 Amigos e Geraldão, esta sob comando do próprio Glauco.

A maneira atrevida e corajosa como os personagens criados por Glauco lidavam com sexo e drogas era hilariante, entre vários, os grandes destaques ficavam para Geraldão e as ciumeiras do casal Neuras. Seu traço era simples, ágil, neurótico e tosco complementava os temas transgressores, as vidas inusitadas e desregradas de seus personagens.

Recordar Glauco é repassar momentos da minha adolescência nos anos 1980. É lembrar de comprar todo mês as revistas, os sorrisos e gargalhadas que as histórias extraíam de mim. É lembrar de comentá-las e divulgá-las com os amigos. É rememorar os diversos momentos felizes associados a suas histórias.

Tenho uma passagem com Glauco. Não lembro em que ano foi, mas houve uma feira de HQ’s no Espaço Cultural dos Correios (ECC - Rio de Janeiro) e naquela ocasião tive a oportunidade de falar com Los 3 Amigos - Angeli, Glauco e Laerte - em momentos diferentes daquela tarde. Pedi para que cada um desenhasse o seu respectivo personagem, o que foi muito bem atendido por eles. Glauco foi o último e o seu personagem debochava o do Laerte, ficou hilário. Perdi o desenho com o passar dos anos, mas ficou a generosidade dos três.

O cartunista e Raoni, seu filho de 25 anos e também cartunista, foram brutalmente assassinados após tentativa de assalto à residência da família, nesta madrugada, em São Paulo. Os dois mortos são vítimas dessa sociedade louca, desesperada e violenta em que vivemos. Infelizmente é assim em nosso país: a violência aumenta e somos reféns do medo. Enquanto houver essa absurda desigualdade social nos aproximaremos do caos.

Deixo aqui a minha revolta com a maneira como o cartunista nos deixou. Deixo o meu respeito e pêsames aos seus familiares.

Para quem me proporcionou tantas alegrias, hoje me deixou entristecido. Choro.

Glauco, obrigado pelos momentos bons que você me fez passar.

Glauco e Raoni, fiquem em paz!

Ricardo Riso

1a. imagem retirada de http://www.uol.com.br/
2a. imagem - Desenho do cartunista Alessandro Guarita, retirado de

I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades - 05 e 12/04/2010 - 2a. atividade

Prezados,
nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso

I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades - 05 e 12/04/2010

(clique na imagem para ampliá-la)

Prezados,

nossa revista realizará o seu I Ciclo de Encontros da Revista África e Africanidades, com palestras e minicursos abordando temáticas que se destacaram ao longo das nossas edições.
As atividades serão realizadas nos dias 05 e 12 de abril de 2010, no Largo de São Francisco de Paula, 34 - 5º andar - Centro - RJ, e as inscrições só poderão ser feitas no site da revista. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Peço a todos ajuda na divulgação.
Abraços,
Ricardo Riso