António Januário Leite – o poeta
além-vale
Ricardo Riso
Resenha publicada no semanário A Nação, n. 231, de 2 de fevereiro de
2012, p. E16
De escassa produção, a literatura cabo-verdiana da virada dos séculos XIX
e XX, o período do cabo-verdianismo, revelou nomes de extremo interesse, porém
pouca diversidade temática, com destaque para os articuladores do mito
hesperitano, Pedro Cardoso e José Lopes, a poesia de Eugénio Tavares, a prosa
cabo-verdianista de Guilherme Dantas e José Evaristo de Almeida.
Esses escritores valeram-se da implantação da imprensa e do surgimento de
uma elite letrada nas ilhas, revoltas motivadas por condições inaceitáveis da
administração colonial e sufocadas pela metrópole, assim como o fim da
monarquia e o início da república marcaram o conturbado contexto político da
época.
Na literatura, os autores desse período foram influenciados pelos
movimentos de destaque em Portugal, tais como o romantismo, o simbolismo e o
ultrarromantismo. O poeta António Januário Leite (AJL) dialogou com estas duas
últimas correntes. Nascido em Chã Margarida, no Paul, ilha de Santo Antão, a 10/06/1865
e faleceu em 10/06/1930, após uma vida com graves problemas de saúde causadores
de vários impedimentos durante a infância e a adolescência, e dificuldades
financeiras na vida adulta em razão de seu envolvimento nas ações subversivas
organizadas por seus pares.
O livro “António Januário Leite – o poeta além-vale” contém perfil
poético-biográfico e antologia organizada pelo escritor Luís Romano e
apresentação de Maria Helena Sato, sob a chancela da editora brasileira Komedi
em 2005. Os poemas estão divididos em três cadernos: Ecos da juventude (até
1890), Expansões d’alma (1890-1900) e Horas sombrias (1900-1930); os três cadernos
subdivididos em sonetos e outros cantares.
Rígido sonetista, precursor de ótimos sonetistas contemporâneos, casos de
Filinto Elísio e José Luiz Tavares, a poesia de AJL é impregnada pela metáfora
e figuras como assonância e aliteração, do penumbrismo típica dos simbolistas,
com forte influência de Charles Baudelaire, conduzindo o sujeito lírico de AJL
a subverter a contemplação do mar: “Mas quando do seu leito vasto e fundo/ o
vejo erguer-se em fúrias desmedidas,/ Titão que acorda, amedrontando o mundo,/
tigre esfaimado que só pede vidas...// E sobre o dorso das medonhas vagas/ vejo
pairar a vela com receio,/ então exclamo, vendo as suas plagas:/ Senhor!
Senhor! como o mar é feio!”.
O pessimismo ultrarromântico dos autores do Mal-do-Século é um tema
recorrente, como no poema “Biografia”: “Imersa em dolorosa enfermidade,/ a
minha infância vi correr obscura;/ só vendo a paz em sonhos e aventura./
Chorando, atravessei a mocidade.// Por toda a parte a negra adversidade/ e
sempre a minha estrela infausta e dura,/ eu creio estar ao pé da sepultura,/ a
porta que conduz à Eternidade!”
O apego à morte e o desejo de versá-la são trabalhados à exaustão: “Todos
te odeiam! vou cantar-te, Morte,/ ó nossa eterna amiga verdadeira,/ que nos
estende a mão hospitaleira/ no fim do nosso caminhar sem norte!” Fixação
temática que lembra a boa poesia de Valentinous Velhinho.
Essas características levam o sujeito lírico ao desencanto com a
Humanidade: “Lastimo o nada desta vida escura,/ tão cheia de ignorância e de
vaidade;/ a vida da chamada – Humanidade –/ que por momentos ou instantes dura.//
(...) Abre os teus olhos, Homem, vê a fundo/ o que és e o que te cerca; tudo é
peta:/ és nada, como nada és o teu mundo!”
O amor não realizado, comum aos ultrarromânticos, é transferido para a
adoração da figura materna, presente em diversos poemas: “Mãe!... recebe estes
meus versos,/ embora na dor imersos, em sinal de gratidão”.
Apesar do desencanto, o nativismo surge de forma simplória: “Paul! oh!
terra extremosa,/ onde nasce e cresce a rosa/ e a laranjeira formosa/ a sorrir
à luz do sol”.
Esta compilação de poemas de António Januário Leite revela um poeta em
sintonia com as correntes literárias e aos problemas de seu tempo. Seus poemas
são uma excelente amostragem da vertente ultrarromântica no sistema literário
cabo-verdiano.
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