quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

José Luís Hopffer Almada (Org.) - O ano mágico de 2006 - olhares retrospectivos sobre a história e a cultura cabo-verdianas

2009-01-23 17:32:11

Praia, 23 Jan (Inforpress) - O livro " O Ano Mágico de 2006 - Olhares Retrospectivos sobre a História e a Cultura Cabo-Verdianas" é lançado quinta-feira, dia 29, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, em Lisboa.

A obra segundo o seu coordenador, o escritor e ensaísta José Luís Hopffer Almada, reporta-se para a História-saga do arquipélago que, partindo do improvável, se foi construindo como projecto de uma existência ontologicamente segura e soberana, ainda que existencialmente interrogativa".

Os colaboradores do presente volume lançam, em forma de indagação, olhares plurifacetados e críticos sobre diferentes fases da formação e da emancipação do povo cabo-verdiano e dos seus diversos e sucessivos protagonistas, tendo como referência eventos e efemérides ocorridos em anos em "6" e, por isso, aniversariantes em 2006.

Para além de uma nota de abertura assinada pelo ministro da Cultura, Manuel Veiga, e de uma introdução do coordenador/organizador do presente livro, a obra conta com contribuições ensaísticas de prestigiados estudiosos da história, da cultura e da literatura de Cabo Verde, as quais vêm devidamente assinaladas no "Índice".

A essas contribuições acrescem alguns trabalhos do artista plástico, fotógrafo e também autor da fotografia constante da capa Mito (nome artístico de Fernando Hamilton Elias Barbosa), do escultor Kassanaia (nome artístico do também artesão José Brazão) bem como da ceramista Alice Vieira.

Na opinião de José Luís Hopffer Almada, tais trabalhos pretendem fazer ao leitor "visualizar algumas facetas, por vezes monumentais, por vezes simples rostos da nossa identidade e do Cabo Verde de um passado que, amiúde, se alonga pelo presente".

Anote-se que a grande maioria dos estudiosos acima referenciados vêm desenvolvendo as suas actividades em diferentes áreas de investigação e em várias universidades e centros de pesquisa, nacionais e estrangeiros.

Inforpress/fim


Nenhum comentário: