terça-feira, 28 de abril de 2009

Campo de concentração do Tarrafal abre as portas para Simpósio internacional

28-04-09
O antigo campo de concentração do Tarrafal, ilha de Santiago, reabre hoje, simbolicamente, as suas portas para receber um simpósio internacional. Além de historiadores e investigadores, participam no evento antigos presos políticos de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Portugal. Juntos vão assinalar os 35 anos em que os então presos políticos aí colocados foram postos em liberdade.
A Fundação Amílcar Cabral, em parceria com os ministérios da Cultura de Cabo Verde e Angola, é a promotora do evento, que se prolonga até sexta-feira. A abertura do encontro será presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e o encerramento, na sexta-feira, estará a cargo do presidente Pedro Pires, que também patrocina o simpósio. Um outro participante ilustre é o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, .
Os promotores do simpósio pretendem, com esta reunião internacional, recolher testemunhos e documentos relativos à existência e ao funcionamento do presídio do Tarrafal e apresentar e discutir um projecto museológico transnacional para o futuro deste monumento histórico comum dos PALOP e Portugal.
Os organizadores pretendem, igualmente, que o simpósio seja um espaço de reflexão e debate em torno do legado histórico, de valores e ideais humanistas e inspiradores para as gerações vindouras. Nos quatro dias do simpósio, serão debatidos temas como "A Geração da Utopia e o Dever da Memória", "Os Ideais, Princípios e Cidadania" e " Os Direitos Humanos nas Novas Sociedades Democráticas em África".
O campo de concentração foi criado pelo regime fascista português em Abril de 1936, sob o nome de Colónia Penal do Tarrafal e mais tarde, a partir de 1962, como Campo de Trabalho de Chão Bom. Primeiro para receber antifascistas portugueses e no fim os combatentes das antigas colónias africanas.
Conhecido como o “campo de morte lenta”, esta prisão visava aniquilar física e psicologicamente os opositores ao regime de Salazar, colocando-os longe dos olhares do Mundo, em condições desumanas de cativeiro, maus-tratos e insalubridade.
Durante os cerca de trinta anos em que funcionou, estiveram no campo acima de 500 presos políticos, muitos dos quais ali morreram. Os últimos presos foram postos em liberdade a 1 de Maio de 1974, depois da queda do regime fascista em Portugal, na sequência do golpe de Estado de 25 de Abril daquele ano.

Nenhum comentário: