terça-feira, 1 de março de 2011

Valentinous Velhinho – Relâmpagos em Terra (livro)


Valentinous Velhinho – Relâmpagos em Terra (sinopse)

Desde os anos 1980, Valentinous Velhinho tem poemas dispersos em várias publicações como Sopinha de Alfabeto, jornal Artiletra, revista Fragmentos e na antologia Mirabilis – de veias ao sol. Em 1995, finalmente o poeta dá aos seus poemas a estampa do livro com o rompedor “Relâmpagos em Terra”.

A originalidade de Velhinho caracteriza-se por uma linguagem rebuscada, por metáforas insólitas e surreais, figuras como o paradoxo, a inversão e a ironia perpassam as diferentes experimentações estético-formais aos quais a excelência é sempre atingida pelo poeta. De longos poemas em versos livres, dísticos, tercetos, hai-kais e até sonetos são utilizados para demonstrar as estações do ano transfiguradas para “a Loucura, a Morte, a Solidão e o Desespero”, temas que são excessivamente trabalhados. Para além do extensivo mar que banha sua poesia formado pelas referências universais, com raras citações a sua Calheta, a terra natal, a celebração a poetas como Fernando Pessoa, Valentinous desfila suas imagens inusitadas e impactantes a cortar nossas retinas como os relâmpagos do céu, versos estrondeantes que ressignificam a noção de tempo, oferecendo-nos um “tenuíssimo sempre” de prazer.

Este primeiro livro de Valentinous Velhinho, heterônimo de Valdemar Valentino Velhinho Rodrigues, veio para atestar a elevada qualidade de uma poesia ímpar, deste que é um dos grandes nomes da literatura contemporânea de Cabo Verde.

Ricardo Riso

Este livro e outros títulos da Artiletra, editora cabo-verdiana, encontram-se à venda na Kitabu - Livraria Negra (Rio de Janeiro - Brasil).

Nenhum comentário: