quarta-feira, 17 de agosto de 2011

III CURSO DE EXTENSÃO INICIATIVAS NEGRAS - TROCANDO EXPERIÊNCIAS (UFC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CAMPUS DA UFC NO CARIRI
PROGRAMA DE EXTENSÃO INICIATIVAS NEGRAS

EDITAL N.º 01.2011
III CURSO DE EXTENSÃO INICIATIVAS NEGRAS - TROCANDO EXPERIÊNCIAS

04 a 14 de outubro de 2011
Local: Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri
Juazeiro do Norte - Ceará

OBJETIVOS:
• Capacitar e formar teórica e tecnicamente estudiosos (as) e ativistas dos movimentos sociais que atuam na área do combate ao racismo e ao sexismo, buscando contribuir para a instrumentalização de agentes sociais que possam operar em projetos de intervenção e mudança social.
• Propiciar uma maior aproximação entre pesquisadores (as), acadêmicos (as) e ativistas dos movimentos sociais negros em âmbito nacional, estimulando uma troca de saberes.

HISTÓRICO:
O Curso de Extensão Iniciativas Negras - Trocando Experiências busca estimular a reflexão crítica sobre diversas experiências que visem combater o sexismo, a discriminação racial, os racismos e as discriminações correlatas. Tem procurado incentivar uma maior sinergia entre acadêmicos (as) e ativistas com ênfase sobre os aspectos de relações raciais, gênero e direitos humanos. Teve início no ano 2000 no âmbito do Centro de Estudos Afro - Brasileiros (CEAB) da Universidade Cândido Mendes (RJ).
Diante da demanda crescente decidimos, naquela conjuntura, organizar a edição do RJ apenas bianualmente. Em 2003, realizamos Cursos Regionais – (com duração de três dias, cada) em Piracicaba – SP, Belo Horizonte – MG, Porto Alegre – RS e Macapá – AP. No âmbito da UFC no Cariri, os cursos foram realizados em 2007 e 2009, com duração de dez dias cada. No ano de 2008 tivemos o primeiro, em maio, na cidade de Araguaína - TO e em novembro, em Fortaleza- CE. Em 2010 foi a vez de Passo Fundo - RS, em maio em Caruaru - PE, em outubro.
Em maio de 2011 foi a vez de Manaus – AM, todos com cerca de três dias.
As atividades regionais só foram possíveis em virtude de uma rede estabelecida entre acadêmicos e ativistas dos movimentos sociais e das adesões de Universidades, Sindicatos e ONGs, nos diversos Estados, o que tem contribuído para com o reconhecimento e a relevância deste curso de extensão.

FORMATO
Mini-cursos, painéis, oficinas, grupos de estudos, mesas redondas, vídeos e turismo cultural.

ALGUNS TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS EM OUTUBRO DE 2011
Direitos Humanos - Gênero – Saúde - Redação de projetos - Captação de Recursos - Ação Afirmativa - História e Cultura Afro-Brasileira – Arquivo documental.
A leitura de uma bibliografia será sugerida aos participantes no decorrer do curso.

PÚBLICO-ALVO:
Os (as) candidatos (as) deverão ser ativistas dos movimentos sociais negros ou de mulheres negras (e/ou) serem estudantes que desenvolvam pesquisas na área das relações raciais e/ou de gênero.

NOTAS:
1) Não poderãocandidatar-se às bolsas oferecidas no III Curso de Extensão Iniciativas Negras pessoas que já foram contempladas em edições anteriores (RJ – 2000 a 2004/ Ceará – 2007 e 2009). Podendo, contudo, participar com recursos próprios, sem necessidade de inscrição prévia;
2) O curso é aberto a todos (as) interessados (as). Os (as) participantes que obtiverem um mínimo de 90 % de frequência terão direito a um certificado.
3) O curso é inteiramente gratuito e aberto a todos (as) os interessados (as).sem necessidade de inscrição prévia.

SELEÇÃO:
Serão selecionados 30 (trinta) participantes, incluídos nas seguintes categorias e de acordo com os critérios relacionados:
a) 10 bolsas Norte e Nordeste – Apenas para residentes nestas regiões, exceto das cidades da Região Metropolitana do Cariri - RMC. Receberão passagem (aérea e/ou terrestre), hospedagem e alimentação.
b) 5 bolsas gerais- Para residentes em qualquer ponto do país. Receberão passagem (aérea e/ou terrestre), hospedagem e alimentação.
c) 15 bolsas parciais – Para residentes em qualquer ponto do país. Receberão hospedagem e alimentação. Devem responsabilizar- se por suas passagens (aéreas e /ou terrestres) de ida e volta. Os selecionados deverão comprovar, dentro do prazo estipulado, a aquisição das passagens. Em caso contrário, a bolsa será transferida aos suplentes.

Cada candidato optará, no ato da inscrição, por uma das categorias de bolsa que se adeque a sua condição geográfica. Uma vez enviada a documentação, a opção não poderá ser alterada. A inscrição será online, através do preenchimento do formulário para seleção de participantes. Os selecionados deverão participar integralmente de todas as atividades propostas durante os dez dias de curso.

SOBRE A BANCA DE SELEÇÃO:
Uma comissão (formada por professores da UFC e ativistas do Movimento Social) fará a seleção com base na documentação apresentada e suas decisões serão definitivas.

DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA ONLINE:
1- Uma carta de recomendação (com assinatura digitalizada) de alguma liderança do Movimento Negro, do Movimento de Mulheres Negras ou de um (a) pesquisador (a) na área das relações raciais.
2- Formulário para seleção de participantes (totalmente preenchido). Ver no site: http://nblac.cariri.ufc.br
NOTA:Toda a documentação deve ser obrigatoriamente digitalizada e enviada para o e-mail: iniciativasnegras@yahoo.com.br, indicando no campo assunto: SELEÇÃO INE 2011.

Não será admitido o envio impresso.

CONFIRMAÇÃO DA SELEÇÃO
Após a publicação dos selecionados, os mesmos deverão preencher e enviar o formulário “Carta Compromisso” no prazo estipulado neste Edital, como condição de confirmação da inscrição, conferindo-lhes a efetivação da sua seleção.

CRONOGRAMA
Período de inscrições. 15 de julho a 20 de agosto
Análise das inscrições. 23 e 24 de agosto
Publicação preliminar dos selecionados. 27 de agosto
Envio da Carta Compromisso, pelos selecionados, com confirmação da inscrição.
Até 03 de setembro
Publicação final dos selecionados. 05 de setembro
Período do evento. 04 a 14 de outubro

Juazeiro do Norte, 15 de Julho de 2011.
______________________________

Joselina da Silva
Coordenadora do Programa de Extensão Iniciativas Negras

MAIORES INFORMAÇÕES:
http://nblac.cariri.ufc.br/
iniciativasnegras@yahoo.com.br

Universidade Federal do Ceará/ Campus Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha S/N - Cidade Universitária - Juazeiro do Norte - CE
CEP 63000-000 - Fone: +55 (88) 3572-7200 / 3572.7221

Nenhum comentário: