terça-feira, 10 de março de 2009

BASTA DE IMAGENS CHOCANTES NA G-BISSAU

A QUEM DE DIREITO

NÓS CIDADÃOS DA GUINÉ-BISSAU,

VIMOS ENCARECIDAMENTE SOLICITAR AS AUTORIDADES GUINEENSES, JORNALISTAS, CAMARA MEN E A TODOS LIGADOS À AREA DA INFORMAÇÃO, FAÇAM QUALQUER COISA PARA TRAVAR ESTA ONDA DE CIRCULAÇÃO E DE MANIPULACAO DE IMAGENS DA GUINE BISSAU!
QUE A NOSSA IMAGEM NÃO TEM SIDO DAS MELHORES NOS ULTIMOS 10 ANOS, TODOS ESTAMOS DE ACORDO, MAS PROMOVÉ-LA COM CENAS CHOCANTES???

JA NÃO É DE HOJE QUE VÊM CIRCULANDO NAS TELEVISÕES PORTUGUESAS E OUTRAS, IMAGENS DRAMATICAS DA NOSSA TERRA. NÃO SE PODE CONSENTIR TAMANHO DESRESPEITO PELA NOSSA DIGNIDADE ENQUANTO POVO!!!!!!!!
ONDE ESTÁ O RESPEITO PELAS NOSSAS INSTITUIÇÕES? ONDE ESTÁ O SEGREDO DO NOSSO ESTADO? O RESPEITO PELO POVO GUINEENSE, PELA DIGNIDADE DOS GUINEENSES? DEIXAR CIRCULAR SEM DÓ NEM RESPEITO IJMAGENS POR VEZES, DE PERSONALIDADES, FIGURAS PUBLICAS, COMO SE DE UM ANIMAL SE TRATASSE?

DESDE A GUERRA DE 7 DE JUNHO, TEM SIDO A NOSSA IMAGEM DE MARCA: RUAS SUJAS, HOSPITAL SEM CONDIÇÕES, ESTRADAS ESBURACADAS...A IMAGEM DA MORTE DE ANSUMANE MANÉ, DE VIRÍSSIMO SEABRA E AGORA DA FORMA CRUEL COMO OS GUINEENSES SAO CAPAZES DE SE MATAR UNS AOS OUTROS? AFINAL QUE QUEREMOS MOSTRAR AO MUNDO?

QUE SOMOS PRIMITIVOS ? LIQUIDAMO-NOS, ELIMINAMO-NOS COM CATANAS, ESTRAGULAMO-NOS...?
E NADA ACONTECE?

ONDE JA SE VIU A RESIDENCIA DE UM PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEIXADA À MERCÊ DE QUALQUER UM?
...ENTRAM , PILHAM CARREGAM, NA PRESENÇA DE CÂMARAS DE UMA TELEVISAO ESTRANGEIRA, DIANTE DE UMA JORNALISTA, TODA ORGULHOSA DA SUA MISSÃO ( VENDER NOTICIA E DE FORMA SENSACIONALISTA), COMO SE DE UMA CASA QUALQUER SE TRATA? CONSEGUE ENTRAR NA CASA DO CHEFE DE ESTADO ACABADO DE SER ASSASSINADO...FAZER A RECONSTITUIÇÃO DA SUA MORTE? MOSTRANDO AO MUNDO AS CENAS CHOCANTES DE UMA SALA BANHADA DE SANGUE CONFIRMANDO A ERA DA BARBÁRIE EM QUE VIVIEMOS!???

PORQUE RAZÃO ESSES JORNALISTAS ESTRANGEIROS NUNCA MOSTRAM NA TERRA DELES ESSE TIPO DE IMAGENS? NÃO SE MORRE LÁ?
NÃO HA INCIDENTES OU ACIDENTES QUE VITIMAM PESSOAS? QUANDO É QUE SE VIU NA TELEVISÃO PORTUGUESA BANALISAREM A IMAGEM DE UMA PESSOA MORTA? SEJA ELA QUEM FOR?

TEMOS EXEMPLOS FLAGRANTES DE ACIDENTES DE AVIÃO, COMBOIO, DE ATENTADOS À BOMBA DA ETA, DA IRLANDA ETC? ATÉ CASO 11 DE SETEMBRO NOS EUA, ONDE PODEMOS IMAGINAR O ESTADO EM QUE SE PODIAM ENCONTRAR ALGUNS RESTOS DE PESSOAS, MAS NUNCA EM MOMENTO NENHUM SE MOSTRAOU UM ÚNICO PEDAÇO DE DEDO DE QUEM QUER QUE FOSSE!! TENHAMOS COMPAIXAÃO DA NOSSA TERRA, DOS NOSSOS FILHOS E VELHOS. TENHAMOS VERGONHA DA NOSSA TRAGÉDIA, NÃO PERMITAMOS QUE JORNALISTAS NACIONAIS OU ESTRANGEIROS VENHAM EM NOME DE NADA MOSTRAR CENAS PRIVADAS, SÓ NOSSAS, VERGONHOSAS, TRISTES DA NOSSA TERRA.


BASTA

Maria Domingas Tavares Pinto Cardoso
Lectrice de Portugais
Université Cheikh Anta Diop de Dakar

Faculté des Lettres et Sciences Humaines
Dept de Langues Romanes

Fonte: e-mail enviado pela Profa. Dra. Moema Parente Augel - Subject: FW: BASTA DE IMAGENS CHOCANTES NA G-BISSAU - Date: Mon, 9 Mar 2009 13:26:01 +0000

2 comentários:

Norma Lima disse...

Ricardo, a mídia ainda deixa muito a desejar em se tratando de cobrir notícias oriundas da África.
São poucos correspondentes do Brasil, e os fatos veiculados perpassam por jornalistas estrangeiros que, pelo visto, reproduzem clichês.
Ainda bem que temos espaços como esse, para que as vozes dos que falam, mas não são ouvidos por "ouvidos oficiais" tenham vez.
Parabéns pela SOLIDARIEDADE tão rara nos nossos dias.
Quando reivindicamos nossos direitos, somos rotulados como "probelm´ticos".

Ricardo Riso disse...

Normitz,
Esta é uma questão seríssima quando se trata da maneira como são veiculadas as notícias dos países africanos. Precisamos oferecer espaços às vozes silenciadas pela grande mídia. Torço para que Guiné-Bissau encontre seu caminho através do Consílio dos Irans, versado por Odete Semedo em seu livro No Fundo do Canto.
Abração,
Ricardo Riso