sábado, 29 de janeiro de 2011

John Bella – Estes dois são cão e gato (livro)

John Bella – Estes dois são cão e gato

Por Ricardo Riso

O escritor angolano John Bella brinda o público infantil com o seu terceiro livro, Estes dois são cão e gato, com ilustrações de Casimiro Pedro e prefácio de Chó do Guri, sob a chancela da União dos Escritores Angolanos no ano de 2010.

John Bella é o heterónimo de Jorge Marques Bela. Ingressou na Brigada Jovem de Literatura de Luanda em 1984. “Água da Vida”, seu primeiro livro de poesia, foi publicado em 1995, seguido de “Panelas cozinharam madrugas” no ano de 2001 e de “Cântico romântico (à Paz), em 2003. Para as crianças, sua estreia literária se deu em 2007 com “As orelhas do coelho Hélio” e no ano seguinte, “A lenda do gato e o rato”.

A cativante narrativa de Bella recorre à cultura da etnia kimbundu e conta a história da criação do mundo por Tata Yetu, ou melhor, Tata Yetu um Dywlu. As páginas transcorrem com graciosidade e a delicadeza do texto conciso e preciso de Bella em plena harmonia com a leveza das ilustrações de Pedro. Assim, retornando aos primórdios da criação e associando-os a objetos e atividades contemporâneas, as crianças aprendem como o mar foi criado, o surgimento do sol, das estrelas e da lua, o crescimento das florestas etc.

A sensibilidade da narrativa de Bella e seu caráter instrutivo aparecem de diversas formas, ora na valorização do trabalho para manter o ambiente em que se vive limpo, ora na boa conduta e delicadeza de se ofertar flores às pessoas, para além de destacar a importância de adquirir o hábito de se comer frutas.

Grande destaque é dado à escola, à pertinência das crianças frequentá-la, de se respeitar a professora e do valor de se respeitar e amar a pátria no ato de cantar o Hino Nacional. Noções de sentimento afável ao país tal como demonstrado na singela composição de Martinho da Vila, Manuel Rui e Rui Mingas, “À volta da fogueira”: “Os meninos à volta da fogueira/ Vão aprender coisas de sonho e de verdade/ Vão perceber como se ganha uma bandeira/ E vão saber o que custou a liberdade”.

Após as lições de bom comportamento das páginas anteriores, a narrativa relaciona como a falta de afinidade entre duas pessoas está ligada ao que Tata Yetu um Dywlu determinou. Cansado de ver a perseguição ininterrupta do gato (Kyangatu, em língua kimbundu) ao rato (Dibengu), resolveu que o cão (mbuwa) passaria a caçar o gato. Dessa maneira, surge a expressão dita quando duas pessoas agem como inimigas: “Estes dois são cão e gato”.

O livro apresenta um formato generoso que favorece a diagramação das páginas, para além das ternas e caprichosas ilustrações de Casimiro Pedro, ainda compõe a publicação um glossário com as traduções das palavras em kimbundu para o português. O texto de John Bella é suave, gracioso e bastante educativo, fazendo de “Estes dois são cão e gato” um excelente presente para os pequeninos.

Nenhum comentário: