segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Osvaldo Azevedo – Regresso à Vila do Vale (livro)


Osvaldo Azevedo – Regresso à Vila do Vale (sinopse)

Este livro de Osvaldo Azevedo, também ilustrado por ele, reúne poemas e contos que em sua maioria recriam os “mil mistérios e tesouros que guardam a Vila do Vale”, local de origem do escritor. Filho do poeta Pedro Corsino Azevedo, esta publicação está dividida por poemas introdutórios, uma dedicatória e três cadernos.

No caderno inicial estão agrupados poemas e contos de intensa rememoração da infância, na restrita visão de mundo dos pequenos sempre prontos para descobrir o universo dos adultos. Os contos testemunham o cotidiano de uma pacata vila durante o período colonial, sendo os animais protagonistas em algumas narrativas, como a de “O Brilhante”, o bravo cavalo de um tempo em que “a terra ainda esperava a manifestação máscula de um homem”. O caderno seguinte preocupa-se com a relação ilhéu-mar, enquanto o derradeiro apresenta intimismo e lirismo, para além das divagações acerca do ocaso da vida.

Um livro de agradável leitura de um veterano das letras de Cabo Verde.

Ricardo Riso

Este livro e outros títulos da Artiletra, editora cabo-verdiana, encontram-se à venda na Kitabu - Livraria Negra (Rio de Janeiro - Brasil).

Nenhum comentário: