sábado, 31 de maio de 2008

Fernando Pessoa - Especial Globo News

Globo News (NET/CANAL 40) - dias 1/6, 8/6 e 15/6, às 23h.
A história de Fernando Pessoa na Globo News (NET/CANAL 40) por Claufe Rodrigues
A Globo News apresenta, em junho, um especial sobre o "poeta fingidor". Não perca!
O poeta fingidor
Dom, 25/05/08 por Claufe Rodrigues
"O homem é um baú sem fundo", disse-me o poeta português Eugénio de Andrade, quando o entrevistei no ano 2000 para um documentário sobre Fernando Pessoa (que, aliás, permanece inédito) para uma produtora do Rio de Janeiro.
Quando sugeri aqui na Globo News a pauta da série O POETA FINGIDOR, pensei que teria de contar basicamente a mesma história. Mas quase oito anos depois, em minha volta a Lisboa, encontrei um Fernando Pessoa muito mudado. É impressionante: quanto mais morto, mais vivo ele fica! Agora já é outra geração de especialistas que estuda os milhares de escritos deixados na lendária arca que, diga-se de passagem, existe mesmo! E a cada nova intersecção de textos, os estudiosos encontram outras faces, vertentes, leituras e significados.
O poeta parece multiplicar-se por mil. É esse Pessoa - um mito em mutação - que flagramos nesta versão 2008.
SOBRE O PROGRAMA
Fernando Pessoa, um dos ícones mais populares do século XX, viveu praticamente no anonimato. Publicou apenas um livro em português, "Mensagem", em 1934, um ano antes de morrer. Mas deixou cerca de 27 mil escritos que, desde os anos 40, vêm sendo revelados a um público cada vez maior e mais diversificado. O jornalista e poeta Claufe Rodrigues foi a Lisboa para contar a história do maior escritor português desde Camões. Visitou os lugares que ele freqüentava, entrevistou diversos especialistas e conversou com as duas únicas pessoas ainda vivas que conviveram com o poeta. A fascinante história do homem que escolheu viver uma vida pequena para construir uma grande obra será exibida na Globo News por ocasião dos 120 anos de nascimento de Fernando Pessoa (comemorados no dia 13 de junho deste ano). A série, composta de três programas (O mito, O homem, O poeta) irá ao ar nos dias 1/6, 8/6 e 15/6, às 23h.

Nenhum comentário: