sábado, 24 de maio de 2008

O segredo das tranças e outras histórias africanas


O segredo das tranças e outras histórias africanas
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilutrador: Thaís Linhares
Editora Scipione
Número de Páginas: 72
Formato: 16x22
Faixa etária: a partir de 12 anos
Segmento: Literatura Juvenil
ISBN: 978-85-262-67855


Resenha
Os contos reunidos neste livro vêm de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O segredo das tranças (Angola): Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usava quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.

Maria Condão (Cabo Verde): Um pescador da ilha de Santo Antão ganha de uma lendária sereia um presente que mudará sua vida.

O menino e a cegonha (Guiné Bissau): Uma mãe abandona seu filho na floresta e uma cegonha adota o menino como se fosse seu filhote.

A herança maldita (Moçambique): Um emigrante desiludido deixa a África do Sul, onde havia ido trabalhar nas minhas de carvão, e retorna à sua aldeia natal, depois de anos de afastamento de sua família.

A tartaruga e o gigante (São Tomé e Príncipe): Um gigante vivia em harmonia com sua comadre tartaruga, até ela arranjou um jeito de enganar seu voraz companheiro.

Autor(a)
Rogério Andrade Barbosa é escritor e professor, graduado em Letras e pós graduado em Literatura Infantil Brasileira. Tem vários livros publicados na área de literatura afro-brasileira e trabalha em programas de incentivo à leitura. Recebeu o Prêmio da Academia Brasileira de Letras (Categoria Infantil) 2005.

http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=1345&nivel=&bt=2

Um comentário:

Anônimo disse...

voce podia escrever as historias todas ou um trecho