terça-feira, 3 de junho de 2008

Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica



Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica
Iris Maria da Costa Amâncio, Nilma Lino Gomes, Miriam Lúcia dos Santos Jorge

http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/406

Sinopse
Integrante da Coleção Cultura Negra e Identidades, este livro propõe ao docente uma postura pedagógica mais responsável, que privilegie o diálogo intercultural e supere preconceitos e estereótipos. Para isso, as autoras mostram ao professor e à professora as contribuições das Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica.
O universo literário africano como ferramenta para a efetivação da Lei nº 10.639/03 é o cerne deste livro que parte da necessidade de uma educação da diferença para apresentar aos leitores quais são as pesquisas que caminham nesse sentido no campo educacional e chamar a atenção para a importância de investir na educação como direito social.
Até quando os cursos de Pedagogia e de licenciatura continuarão negando ou omitindo a inclusão do conteúdo da Lei nº 10.639/03 nos seus currículos? O que fazer diante das lacunas que comprometem a implantação dessa Lei? Essas são algumas das questões tratadas neste livro que busca analisar como têm sido os cursos de formação inicial de professores quando o assunto é a discussão sobre África e questão afro-brasileira.

Detalhes do livro
Páginas: 168
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Editora: Autêntica
ISBN: 9788575263013
Código: 10153
Área temática: Educação em geral
Coleções: Cultura negra e identidades

Sobre os autores
Nilma Lino Gomes

É doutora em Antropologia social pela USP e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e membro da equipe do Programa Observatório da Juventude pela mesma universidade. Possui vários livros sobre questão racial.

2 comentários:

Pandora disse...

Um livro sem duvida nenhuma ótimo, para quem está começando a enveredar pelos caminhos da Literatura Africana de lingua portuguesa, literatura afro-brasileira é uma excelente pedidada!!! Um trabalho encantador... Estou lendo ele nesse momento e adorando!!!!

Wanasema disse...

Concordo, Pandora! É um excelente trabalho com diversas práticas pedagógicas que auxiliam os profissionais da Educação Básica.
Obrigado pelo comentário!
Abraços!