terça-feira, 24 de junho de 2008

Predadores - Lançamento de Pepetela na FLIP 2008


Predadores *
Lançamento de Pepetela na FLIP pela Língua Geral:
DIA 05 de JULHO - SÁBADO - ÀS 10h
Mesa 11 - Guerra e Paz - Pepetela e Chinamada Ngozi Adichie

Com 16 romances publicados, o angolano Pepetela (pseudónimo de Artur Pestana) é um dos mais conhecidos e respeitados escritores da África. Em 1997 foi galardoado com o prémio Camões pelo conjunto da sua obra.

Mediante a ascensão de um homem de origem humilde, Vladimiro Caposso, que se serve da estrutura partidária e do aparelho de Estado para se transformar num poderoso empresário, Predadores desenha um retrato irónico, freqüentemente cáustico, da actual sociedade angolana. A linguagem é simples e direta, o enredo preciso, segurando o leitor da primeira à última página.

Com este romance Pepetela fecha, de certa forma, um ciclo de desencanto com a forma como evoluiu o regime angolano desde 1975. Sabendo-se que Pepetela combateu, de armas na mão, pela independência do seu país, e que integrou os primeiros governos angolanos, compreende-se melhor onde foi buscar a força e a revolta para escrever Predadores, grande sucesso de vendas e de crítica em Portugal.
(José Eduardo Agualusa)

Quem disse o quê

“Predadores não se lê, devora-se. Este trabalho para além de estar embebido de uma ironia formidável, é uma denúncia muito lúcida e muito sofrida ao arrisvismo que tomou conta dos centros de poder angolanos. Hilariante e arrepiente.”
(Francisco Nunes, Planície Heróica, Alentejo)

“Tenho muita admiração e muito respeito por ele [Pepetela]. Pelo homem. E acho que a obra dele é profundamente honesta. Isto é a melhor qualidade que um escritor pode ter.”
(António Lobo Antunes, Ler, maio de 2008, Lisboa)

Sobre o autor

Pepetela nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Tornou-se militante do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola – em 1963. Esteve exilado na França, na Suíça e, por fim, na Argélia, quando graduou-se em Sociologia.

É professor dessa disciplina na faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Em 1975, depois da independência de Angola, foi nomeado vice-ministro da Educação. Recebeu o Prêmio Camões em 1997 pelo conjunto de sua obra. Publicou, entre outros romances, Mayombe (1980), Geração da Utopia (1992), O desejo de Kianda (1995) e Jaime Bunda – o agente secreto (2002).

Título: Predadores
Autor: Pepetela
Coleção: Ponta-de-lança
ISBN: 978-85-60160-27-3
Brochura, 552 p.
R$ 45,00
*Fonte: e-mail da Editora Língua Geral, de 23 de junho de 2008.

2 comentários:

angela disse...

Ola Ricardo!, Muito bom esse seu artigo,( principalmente para mim, explico melhor, estou terminando o pós-graduação, e meu trabalho final será Pepetela x Gabriel Garcia Marques, então mais uma fonte para o trabalho), parece muito bom esse livro, mais um para a lista, Boa semana, bjos, Ângela

Wanasema disse...

Ol� Angela!!
A obra de Pepetela � fundamental no processo de reconstru�o hist�rica de Angola, fazendo do romance o seu canal. Parece que "Predadores" � extremamente forte,lembro que a professora Laura Padilha fez um coment�rio nesse sentido.
De sua obra, adoro "A gera�o da utopia" e "Mayombe".
Pegar Pepetela e GGM � bem interessante. Sucesso no trabalho final.
Bjs,
Ricardo