quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nelson Saúte - Escrevedor de Destinos (novo livro)


Fui informado pelo amigo Ouri Pota, do blog Mãos de Moçambique, que Nelson Saúte lançou um novo livro esta semana em Maputo: Escrevedor de Destinos, pela Editora Ndjira.

A seguir, as melhores informações que encontrei na web a respeito sobre o novo livro.

Ricardo Riso


http://maosdemocambique.blogspot.com/
Para os amantes da literatura Moçambicana. Saibam que será apresentado hoje 23 de Outubro de 2008, as 18 horas, a obra Escrevedor de Destinos de autoria de Nelson Saúte, na sede da Empresa Portos e Caminhos de Ferro.

Na obra que sai sob a chancela da editora Ndjira, Nelson Saúte explora o género da crónica em forma de carta. É uma singela homenagem de um escritor preocupado com os fazedores do dia-a-dia de Moçambique os seus demónios tutelares), e dos que também influenciam e influenciaram a trajectória política, desportiva, sócio-cultural e até ideológica do País.


http://ma-schamba.com/literatura-mocambique/o-escrevedor-de-destinos-de-nelson-saute/

Escrevedor de Destinos, de Nelson Saúte
25 de Outubro de 2008
Mais um atrevimento de Nelson Saúte. 36 “cartas” com destinatário afixado, crónicas em forma epistolar chamou-lhes avisadamente o poeta António Pinto de Abreu, também já memória autobiográfica de Nelson Saúte, traçando diálogo com as personagens que lhe foram marcos (Nogar, Craveirinha, Knopfli - do qual foi, com Francisco Noa, aqui paladino -, Noémia de Sousa, Albino Magaia, etc.) mas também que lhe são companheiros (como p. ex. Gemuce ou Simões, artistas trazidos para o “lado de cá” do mundo das letras). Com isto traçando um quadro, bem mais polémico do que a suavidade da forma deixa entrever em primeira zleitura, do que vem sendo Moçambique. Arriscando até ser (ascender a?) cartilha de acção.

Nenhum comentário: