quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cabo Verde no Provocações (TV Cultura)

Um ótimo presente de Natal será o programa Provocações (TV Cultura) de Antonio Abujamra dedicado a Cabo Verde, sexta (dia 25), às 22h. Os entrevistados serão Cesária Évora, a jornalista Soraia de Deus, o ator Habib Dembélé e o amigo João Branco, diretor teatral do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português/IC-Cabo Verde.

Abraços e bom Natal!
Ricardo Riso

Provocações especial!
Abujamra visita Cabo Verde – África

Cabo Verde é redescoberta por Antonio Abujamra em setembro de 2009.

Abu foi convidado para participar do Mindelact (criado em 1995), que é um dos festivais teatrais mais importantes do hemisfério sul, na cidade de Mindelo, que fica na ilha de São Vicente, uma das 10 que compõe o país.

O nosso entrevistador apresentou o espetáculo “Começar a Terminar” e estava muito bem acompanhado por companhias de Angola, Espanha, Portugal, Mali, França, Bélgica, Republica Checa, Moçambique e França – cujo representante era o grupo de Peter Brook – e do próprio Cabo Verde.

A música de lá é sinônimo de Cesária Évora. Foi ela quem divulgou gêneros musicais como a morna, o funaná e a coladera. Trechos do show que apresentou no Heineken Festival, aqui no Brasil, transmitido pela TV Cultura, serão utilizados no programa.

A cantora abre as portas de sua casa para uma agradável entrevista, onde a cantora fala sobre a carreira, Cabo Verde e a vida.

Além de Cesaria, Abu provoca o ator Habib Dambélé, que também se apresentou no festival; a jornalista Soraia de Deus e o diretor artístico do Mindelact João Branco.

Conheça a magia de Cabo Verde - ÁFRICA !


Convidados:
Cesaria Evora - Cantora de Cabo Verde
João Branco - Diretor artístico do festival Mindelact
Soraia de Deus - Jornalista
Habib Dembélé – Ator

QUANDO:
sexta, 22H00
Reapresentação: madrugada de quinta para sexta, às 01H30.

Fonte: informação passada pela amiga Denise Guerra, do blog Afrocorporeidade. O texto foi retirado do site da tv Cultura - http://www2.tvcultura.com.br/provocacoes/programa.asp?progid=443&tipo=novo

2 comentários:

Maria Carolina disse...

Gostei muito do blog! Inicio um projeto de Mestrado em fevereiro que é uma proposta dialógica para o ensino de literatura africana de LP no Ensino Médio. Visitarei sempre o blog - e quem sabe até participo das discusões. Abraços.

Wanasema disse...

Olá, Carol!
Ótimo o seu projeto! Precisamos ampliar o acesso dessas literaturas ao alunos da Educação Básica. Para este ano de 2010 começarei a publicar textos com esta oritentação.
Manteremos contato!
Abraços e Feliz 2010,
Ricardo Riso