segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Pequenos Milagres - Grupo Galpão


O Grupo Galpão comemora 25 anos, e para festejar apresenta o espetáculo “Pequenos milagres” no Teatro Sesc-Ginástico até o dia 30/09.
São quatro estórias intercaladas sobre dramas do cotidiano de pessoas comuns. Está fantástico! Lindo, lírico e necessário em tempos de sonhos esgarçados.

O texto a seguir encontra-se em www.grupogalpao.com.br.

O espetáculo Pequenos Milagres, direção de Paulo de Moraes, é composto por quatro textos selecionados da campanha Conte sua História, que o Grupo Galpão realizou em 2006, especialmente para criar o novo espetáculo.

A campanha alcançou pleno êxito recolhendo cerca de 600 histórias (via cartas e e-mails) provenientes de várias partes do país. Desse total, foram pré-selecionadas, pelos atores, o diretor e o dramaturgo, Maurício Arruda Mendonça, as 50 que mais representavam o cotidiano das pessoas. Após vários workshops, chegou-se às quatro histórias que compõem o texto final da peça.

Segundo Paulo de Moraes, esse conjunto de histórias oferece um olhar teatral singular sobre a vida brasileira. "Um projeto dessa natureza permite discutir questões relevantes, com personagens muito próximos a nós, que revelam os sonhos das pessoas comuns", diz.

A estréia de Pequenos Milagres marcou o início das comemorações dos 25 anos do Grupo Galpão, em 2007. A estréia aconteceu em Belo Horizonte, no Centro Cultural Galpão Cine Horto e cumpriu turnê pelo Rio de Janeiro, São Paulo e principais Festivais do país.
Os quatro textos que compõem a peça são:

CABEÇA DE CACHORRO
Inspirado no texto homônimo de João Celso dos Santos, recebido durante a campanha Conte sua História.
Essa história representa um rito de passagem em que um menino do interior, de apenas onze anos, se vê obrigado a enfrentar os desafios da cidade grande para cumprir uma importante missão que lhe foi confiada por seu pai. Fragmentada em quatro partes, ela é contada como uma aventura ao longo da peça.

O PRACINHA DA FEB
Inspirado no texto (sem título) enviado por Thereza Alvarenga, recebido durante a campanhaConte sua História
Conta a história de um velho expedicionário que re-visita seu passado a partir do olhar de uma jovem enfermeira que trabalha com pessoas da terceira idade.

O VESTIDO
Inspirado no texto Vestido do Desejo, de Maristela de Fátima Carneiro, recebido durante a campanha Conte sua História
Retrata a história de uma mulher que realiza um antigo sonho da adolescência, apresentando a delicadeza do sonho de uma menina.

CASAL NÁUFRAGO
Inspirado em texto anônimo e sem título recebido durante a campanha Conte sua História
Abordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso "Show do Milhão". O texto fala sobre a crueza de duas vidas em que existe pouco espaço para o sonho.

Nenhum comentário: