quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Palestras Ricardo Riso - UERJ e UNESA (2)

Encerrei ontem três palestras ministradas por mim, extremamente gratificantes. As duas primeiras aconteceram como encerramento do curso de extensão História da África Antiga, promovido pelo Núcleo de Estudos de Antigüidade - NEA/UERJ, com a apresentação da "poesia cabo-verdiana: do mito hesperitano aos dias atuais”, sendo o mito hesperitano o assunto que teve maior acolhida entre a platéia, historiadores em sua maioria.

Palestra sobre a poesia cabo-verdiana no encerramento do curso História da Africa Antiga/NEA-UERJ, no dia 01/11/2008. Ao meu lado superior direito, uma máscara antílope, curiosa como sempre.

Agradeço ao prestativo e atencioso Prof. Cristiano Bispo pela oportunidade oferecida e ao excelente curso ministrado por ele.



Durante a palestra sobre literatura e artes plásticas de Angola, Cabo Verde e Moçambique - Semana de Letras 2008/Universidade Estácio de Sá, em 04/11/2008

Após ter apresentado-me em algumas instituições, finalmente chegou o momento de mostrar minha pesquisa com as artes plásticas e literaturas dos países africanos de língua portuguesa na UNESA. Preparei um amplo panorama das artes em Cabo Verde, Moçambique e Angola, privilegiando neste a produção pós-1980 com Onjaki, João Tala, Antonio Olé, Yonamine, E. Bonavena e outros; naquele o lirismo e o onírico em Mia Couto, Roberto Chichorro e Naguib; e em Cabo Verde, a geração claridosa, a resistência de Ovídio Martins e pinturas de Kiki Lima, dos irmãos Manuel e Tchalê Figueira.


Parte da platéia durante a palestra na Semana de Letras

Agradeço a participação do público nos dois lugares. Aos estacianos de ontem e de hoje, à contribuição da Denise e aos amigos Professores: Gilda, Marta Faraco, Accacio, Carmen Lucia Tindó Secco, Simone Caputo Gomes e, principalmente, Norma Lima. Não estenderei a lista para não ficar cansativa, mas outros nomes foram e são de extrema importância para mim.

Disponibilizei na web as apresentações feitas no Power Point. Para vê-las, basta clicar nos endereços abaixo:

http://www.slideshare.net/risoatelie/semana-de-letras-2008-letras-e-telas-de-angola-presentation/

http://www.slideshare.net/risoatelie/semana-de-letras-2008-letras-e-telas-de-moambique-presentation/

http://www.slideshare.net/risoatelie/semana-de-letras-2008-letras-e-telas-de-cabo-verde-presentation/

Muito obrigado!
Abraços,
Ricardo Riso

2 comentários:

Norma Lima disse...

Nós é que agradecemos por termos um aluno tão maravilhoso.
E eu é que agradeço por ter um amigo mais maravilhoso ainda.

Wanasema disse...

Norma, minha grande amigad de todas as horas!! Obrigadão!!!!
Bjs!!!!