segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Afrotranscendências" no Colégio Pedro II - Niterói (RJ) contou com palestra de Ricardo Riso

Folder do evento AFROTRANSCENDÊNCIAS: Política, História e Cultura, no Colégio Pedro II - Niterói, no qual ministrei a palestra Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: memória, sonho, beleza e rebeldia, no dia 7/11/2009
No dia 7/11, sábado último, fui convidado para ministrar a palestra "Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Memória, Sonhos, Beleza e Rebeldia", encerrando o evento organizado pela Profa. Lívia Scheiner: "Afrotranscendências: Política, História, Cultura" no Colégio Pedro II - Niterói (RJ). O colégio funciona em uma antiga unidade do CIEP, o belo projeto educacional idealizado por Darcy Ribeiro no início dos anos 1980, mas que não se concretizou em sua plenitude. Infelizmente.



Compondo mesa com os professores Janete Santos Ribeiro e Rodrigo Pain durante o evento durante o evento AFROTRANSCENDÊNCIAS: Política, História e Cultura, no Pedro II - Niterói, dia 7/11/2009. O auditório estava lotado, infelizmente não tenho fotos para mostrar.

Nesse dia dividi a mesa com os professores Rodrigo Pain (CP II – Niterói) e Janete Santos Ribeiro (E. E. Henrique Lage), que debateram o pertinente tema “Cultura afro-brasileira e realidade escolar”.

O calor estava intenso, típico dia de verão no Rio de Janeiro O auditório estava lotado com alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, por sinal, uma plateia atenciosa e interessada. Parabéns para vocês! Mas, infelizmente não poderei postar nenhuma foto da plateia porque as que tenho estão péssimas.



Apresentando o arquipélago de Cabo Verde durante a palestra Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: memória, sonho, beleza e rebeldia, durante o evento durante o evento AFROTRANSCENDÊNCIAS: Política, História e Cultura, no Pedro II - Niterói, dia 7/11/2009.

Como seria uma palestra introdutória, escorei-me nos quatro momentos das literaturas africanas de língua portuguesa assim definidos por Manuel Ferreira para apresentar, de uma forma simples e abrangente, as letras de Angola, Cabo Verde e Moçambique. De Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe utilizei apenas poemas contemporâneos de Odete C. Semedo e Conceição Lima, respectivamente.



Apresentando pinturas do cabo-verdiano Kiki Lima durante a palestra Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: memória, sonho, beleza e rebeldia, durante o evento durante o evento AFROTRANSCENDÊNCIAS: Política, História e Cultura, no Pedro II - Niterói, dia 7/11/2009.

Para tentar aguçar a curiosidade dos alunos, acrescentei fotos das capitais, paisagens, da população local dos países trabalhados e símbolos nacionais como a árvore embondeiro (nosso baobá). Nas letras, com prioridade para a poesia, levei textos, entre outros, de Agostinho Neto, Ondjaki e João Tala em Angola; Mia Couto, José Craveirinha, Rui Knopfli e Luís Carlos Patraquim (Moçambique); e Filinto Elísio, Ovídio Martins e Jorge Barbosa (Cabo Verde). Os textos sendo intercalados com obras de Antonio Olé (Angola), Malangatana e Roberto Chichorro (Moçambique), e Mito, Manuel Figueira e Abraão Vicente (Cabo Verde).

Lendo poema de Filinto Elísio durante a palestra Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: memória, sonho, beleza e rebeldia, durante o evento durante o evento AFROTRANSCENDÊNCIAS: Política, História e Cultura, no Pedro II - Niterói, dia 7/11/2009.

O resultado foi excelente! Adorei ter participado do evento e ter tido a oportunidade de introduzir jovens nessas literaturas. Aqui deixo meu agradecimento aos alunos do Pedro II - Niterói, à Profa. Lívia Scheiner que foi bastante atenciosa desde o nosso primeiro contato e à Profa. Rosângela Freitas, também do Pedro II e minha professora na Estácio de Sá e foi a responsável por me levar ao evento. Meu muito obrigado!

Ricardo Riso

6 comentários:

Val Du disse...

Oi, Ricardo.

Parabéns! Estou gostando de ver.

Boa semana / você.

Beijos.

Wanasema disse...

Muito obrigado, Val Du!
Boa semana pra você também.
Bjs!!

Nayara disse...

Ricardo!!!
Acredito que deve ter sido muito bom esse contato com os alunos sobre esse assunto!!!
Minha apresentação foii boa tambem!!!
xero...
você é o cara**

Wanasema disse...

olá, nayara!!!
foi muito sim. quem sabe um dia não serei convidado para me apresentar em sua escola?
obrigado e bjs!!

Bel Lima disse...

Ricardo,

cada vez que dou uma olhada em seu blog me surpreendo com excelentes notícias, eventos,

parabéns!

Abraços.

Wanasema disse...

Olá, Isabel!!!
Obrigado pelos elogios!
Um grande abraço,
Ricardo Riso