terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mário Lúcio Sousa - O Novíssimo Testamento (livro)


E se Jesus ressuscitasse mulher?

No tempo em que os Portugueses imperavam sobre o arquipélago de Cabo Verde, aconteceu num domingo de Páscoa, na minúscula freguesia do Lém, estar a morrer a mulher mais beata que a ilha de Santiago conhecera. Interpelando-a as netas sobre a sua última vontade, não quiz ela, como seria de esperar, chamar o padre, respondendo em vez disso que gostaria de ser fotografada. Porém, assim que o flash disparou, um mistério inexplicável varreu a ilha de lés a lés; e, quando, ao fim de muitas peripécias, a fotografia foi finalmente revelada, a surpresa foi tão impossível que não houve, no mundo inteiro, uma só alma que conseguisse manter a boca fechada. A ilha quase ia ao fundo com a confusão… Se o Antigo Testamento anuncia a vinda do Messias e o Novo Testamento narra a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, este Novíssimo Testamento é uma autêntica revolução: pois dá testemunho da reencarnação de Jesus no corpo de uma mulher – ilhéu e africana – que parece ter vindo inaugurar a Terceira Idade do Mundo mas não está livre de enfrentar os preconceitos sociais, religiosos e políticos do seu tempo.

Mário Lúcio Sousa é autor de uma obra literária que vai da poesia (Sob os Signos da Luz) à ficção (Vidas Paralelas, premiado pelo Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, em 2003), passando pelo teatro (Saloon, de 2004). O Novíssimo Testamento é o seu primeiro livro a ser editado em Portugal.


Título: O Novíssimo Testamento
Autor: Mário Lúcio Sousa
Editor: Dom Quixote
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Ano de edição: 2010
 
Fonte: Na esquina do tempo, blog do Prof. Dr. Manuel Brito-Semedo

4 comentários:

Val Du disse...

Oi, Ricardo.

Tudo bem com você?

Mas você é mesmo incrível!
Apresenta sempre coisas interessantes.
Já fiquei com vontade de saber mais, hehehehehe.
Quero ler esse livro.

Boa semana p/ vc.

Beijos.

Wanasema disse...

Olá, Lita! Primeiro, muita saudade de você!
Este livro eu ainda não tenho, preciso articular a sua vinda para o Brasil.
MLS é um dos grandes nomes de Cabo Verde, já surgiu maduro em seu primeiro livro de poesia, Sob o signo da luz. Estou muito, muito curioso para ver esse trabalho.
Agora, quando nos veremos?
bjs!

Lavinia disse...

Oii,

Conseguisse esse livro?
Vi ele em portugal e na hora tava com pouco dinheiro e nao pude comprar... dois anos depois ainda procuro esse livro mas nao encontro.. =(

Beijos

Wanasema disse...

Prezada Lavinia,
também ainda não consegui este livro do MLS...
Valeu a visita.
bjs!