quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1° Encontro Afro-literário:150 anos de Cruz e Sousa

Escritor e cartunista negro participam de Encontro Afro-literário em Florianópolis
Escrito por Karla Leandro Rascke
Ter, 04 de Outubro de 2011 11:46

A organização do 1° Encontro Afro-literário:150 anos de Cruz e Sousa confirmou a presença no evento do escritor carioca e do Presidente do Conselho Editorial da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana. O evento irá ocorrer de 16 a 26 de novembro, numa promoção do Instituto Énrea, voltado para questões de gênero, raça, etnia e livre orientação sexual e religiosa. A ideia do encontro é proporcionar uma maior comunicação e troca de experiências entre estudiosos da temática afro-brasileira e negra. Conforme o Presidente do Énrea, Fábio Garcia, o evento divulgará também a produção literária de intelectuais, poetas e músicos negros do final do século XIX e início do XX. CONVIDADOS

Nei Lopes é pesquisador das culturas africanas desde os anos 1980. É autor de “O Samba, na Realidade: a utopia da ascensão social do sambista”, “Islamismo e Negritude: da África ao Brasil, da idade média aos nossos dias”, "Partido Alto, Samba de Bambas" e "Kitábu: O livro do saber e do espírito negro-africanos".

O Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais é compositor profissional desde 1972 e vem trabalhando em favor do rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB. Lançou “Nei Lopes - De Letra & Música” e “Partido ao Cubo”. Em teatro, encenou “Oh, Que Delícia de Negras!”, “Clementina” e “O Rancho da Sereia”.

A Revista Raça Brasil, surgida em 1996, é um dos principais veículos da população negra carente de um espaço de circulação nacional. O Presidente do Conselho Editorial, jornalista e publicitário Maurício Pestana, é considerado como o primeiro e mais conhecido cartunista negro do Brasil.

Iniciou sua trajetória no movimento pela igualdade racial já na adolescência, escolhendo a piada gráfica para protesto e conscientização. Natural de Santo André (SP), fez seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, nos final dos anos 1970.

Com reconhecimento internacional, tem publicado 42 cartilhas e 15 livros sobre a negritude. É autor da cartilha “O Negro no Mercado de Trabalho”, que por meio de desenhos humorados retrata a discriminação no país. Este ano publicou “Pestana 30 anos de Arte pela Igualdade”, uma coletânea de 3 volumes com os seus melhores trabalhos.

Nenhum comentário: