quarta-feira, 23 de abril de 2008

Espelho Atlântico – Mostra de Cinema da África e da Diáspora

22 a 27 de abril de 2008
cinema 1
sessões sempre às 19h
Preço: R$ 4,00 (inteira); R$ 2,00 (meia-entrada)
Acesso para portadores de necessidades especiais

Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
Tel.: 21-2544-4080
http://www.caixacultural.com.br/

Em parceria com o African Film Festival, de Nova Iork, a mostra traz um panorama contemporâneo de filmes africanos e filmes brasileiros que refletem a herança daquele continente.

DIA 22
O clandestino
Ficção
Zaire / Angola, 1997, 15 min
Direção: Jose Laplaine
Quando um angolano clandestino chega a Lisboa, ele percebe que a Europa de seus sonhos não é o paraíso que imaginava. Sempre tendo que fugir de um policial persistente, ele começa a ter saudades da terra natal.

Kuxa Kanema – o nascimento do cinema
Documentário, 52 min.
Bélgica / França / Portugal, 2003
Direção: Margarida Cardoso
O governo moçambicano cria após a independência, em 1975, o Instituto Nacional de Cinema (INC), pois o presidente, Samora Machel, sabia do poder da imagem para a nação socialista. A ruína do INC após um incêndio acompanha a desilusão dos moradores com o regime. Vencedor do Festival de Nova York de Filmes Africanos.

Dia 23
Mama Put
Ficção
Nigéria, 2006, 30 min
Direção: Seke Somolu
A história de um grupo de jovens armados que invade a casa de uma pobre família mostra o poder do alimento transformar, salvar e estremecer relações sociais na Nigéria. Mama Put é o filme de estréia do cineasta nigeriano Seke Somolu.

A cidade das mulheres
Documentário
Brasil, 2005, 72 min
Direção: Lázaro Faria
O filme é uma resposta a Ruth Landes, antropóloga norte-americana que esteve na Bahia, em 1939, e se surpreendeu com a força e a soberania das mulheres do candomblé dentro de uma organização matriarcal. Ganhador dos prêmios Tatu de Ouro e BNB de Cinema.

Dia 24
Menged

Ficção
Etiópia, 2006, 20 min
Direção: Daniel Taye Workou
Adaptação de um conto popular etíope, sobre a trajetória de um pai e seu filho até o mercado. Mostra a Etiópia de hoje: um país na transição entre o modernismo e o tradicionalismo. Venceu o Urso de Cristal no Festival Internacional de Filmes de Berlim.

Mortu Negra
Ficção
Guiné-Bissau, 1988, 85 min
Direção: Flora Gomes
No interior da Guiné, lutando contra a presença colonial, o exército de libertação constrói o dia-a-dia entre a vida comunitária e o percurso para a independência de seu país. O filme marca a estréia da consagrada cineasta Flora Gomes.

Dia 25
Balé de pé no chão
Vídeo-documentário
Brasil, 2008, 17 min
Direção: Lílian Sola Santiago
Documentário sobre Mercedes Baptista, principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, Mercedes criou o seu grupo na década de 50 e estuda os movimentos do candomblé e das danças folclóricas. Vencedor do Prêmio Palmares de Comunicação 2005.

Na cidade vazia
Ficção
Angola, 2005, 88 min
Direção: Maria João Ganga
O filme narra a trajetória de um menino órfã, que, assim como muitos outros de sua geração, também luta pela sobrevivência em Angola que está devastada após a revolução civil. Conquistou o grande prêmio do Festival de Filmes de Paris.

Dia 26
Maria sem graça
Vídeo-ficção
Brasil, 2007, 12 min
Maria das Graças, menina negra de doze anos, moradora da periferia de São Paulo, atormenta a vida de sua mãe para alcançar seu maior sonho: ser a apresentadora Xuxa Meneghel. Selecionado para o Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo.

Família Alcântara
Documentário
Brasil, 2006, 52 min
Direção: Lílian e Daniel sola Santiago
História de uma família extensa, cujas origens remetem-se à bacia do Rio Congo, na África. Através de gerações, preservam sua história com o coral, o teatro e a congada. Premiado no 11o. Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, no Mato Grosso.

Dia 27
The ball
Ficção
Moçambique, 2001, 5 min
Direção: Orlando Mesquita
Em um país que luta para combater a Aids, vinte milhões de preservativos são distribuídos, isto é, cinco por pessoa por ano. Muitos utilizam as camisinhas de outra forma, por exemplo, os garotos que as utilizam para fazer bolas para jogar futebol.

O herói
Ficção
Angola, 2004, 97 min
Direção: Zezé Gamboa
Um soldado mutilado na explosão de uma mina volta à Luanda após vinte anos de combates. No elenco, o senegalês Makena Diop, as brasileiras Maria Ceiça e Neuza Borges. Premiado no Festival de Sundance (EUA) e no Festival de Cinema Africano de Milão, entre outros.

Nenhum comentário: