segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CINECUFA 2008

CINECUFA 2008 no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ
09 a 21 de setembro de 2008
http://www.cinecufa.com.br/

Entrada Franca

Confira a programação em:
http://www.cinecufa.com.br/in.php?id=programacao


CINECUFA – O MUNDO NA LENTE DA FAVELA
http://www.cinecufa.com.br/in.php?id=release

Com intuito de valorizar as obras audiovisuais produzidas por cineastas de diferentes favelas do mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro realiza a partir do dia 9 de setembro, com entrada franca, a segunda edição do CINECUFA. Organizado pela Central Única das Favelas as obras exibidas não abordam necessariamente o tema “favela” mas têm por trás das lentes o ponto de vista da periferia e de seus legítimos representantes.

Além dos filmes,o CINECUFA trás a tona questões importantes que serão discutidas em mesas de debate sempre às terças e quintas-feiras com destaque para a função social dos filmes, o mercado de trabalho e as novas mídias digitais.Nesses encontros, o público é convidado a pensar junto com personalidades cinematográficas, atores, representantes do movimento do cinema das periferias e outros formadores de opinião.

“ A proposta é incentivar essa nova ordem cultural e artística, favorecendo a atuação da periferia não somente como personagem à frente das câmeras, mas também como protagonista por trás delas”, ressalta uma das curadoras do evento, a rapper Nega Gizza.

Devido ao barateamento dos equipamentos audiovisuais, deu-se, nos últimos anos, uma intensa produção vinda das comunidades, que proporcionou mais acesso aos meios de produção audiovisual, mas ainda com locais restritos de exibição que atendam essa crescente demanda.

Em 2008, a segunda edição do CINECUFA vai apresentar na tela do CCBB filmes de periferias do mundo, como as da França, Itália, Cuba, Estados Unidos e do continente africano, entre outros. A partir da seleção dos filmes, a proposta é traçar um paralelo entre a diversidade e a peculiaridade deste segmento de produção, abordando diferentes temáticas através de ficções, documentários e animações, de curta, média e longa metragem um amplo panorama das obras cinematográficas das periferias ao redor do globo.

“No CINECUFA os cineastas das periferias encontram a oportunidade de exibir suas obras e percepções sobre variados assuntos. E o público que aprecia cinema tem um ponto de encontro para trocar idéias e se informar sobre o que está sendo produzido nos recantos menos privilegiados e pelos habitantes das camadas mais populacionais do planeta”, avalia o coordenador da Cufa, Anderson Quak.

Vale a pena ressaltar que o festival internacional CINECUFA, ao viabilizar essas exibições, também inicia um processo de incentivo para que outros projetos afins sejam realizados, tornando-se assim um referencial de movimentação de mercado. A Central Única das Favelas – CUFA – acredita que, através do CINECUFA, o fomento à construção de uma identidade que passe a atuar mais fortemente no mercado cinematográfico fará com que os realizadores dessa crescente vertente audiovisual se reconheçam como representantes de um novo movimento estético, social e político.



Destaques da Programação

Internacionais:

Mon Hall (França) – Filme realizado por jovens moradores das periferias da França, oriundos do projeto desenvolvido pela OMJA. Curta vencedor do primeiro festival Generation Court, que evoca a vida cotidiana de um hall de um prédio, sua cidade, sua história, seus habitantes e suas anedotas. Sessão: 09/09 às 16:30h. Censura 12 anos.

Krudas (Cuba) – Documentário sobre uma dupla de cantoras de Rap lésbicas moradoras de Cuba. Sessão: 10/09 às 18:00h. Censura 12 anos.

Une Vie Bressie (França) – Mendy Essamba é um jovem africano, namorado da bela Zohra. O casal precisa enfrentar o preconceito da família de jovem, que não aceita o relacionamento dela com um negro. Sessão: 11/09 às 16:30h. Censura 12 anos.

Vozes da Bolívia (Bolívia / Brasil) - O documentário trata do tema do trabalho na Bolívia, um dos países mais pobres da América Latina, atravessado por freqüentes crises políticas ao longo da história, levantando questões como respeito aos direitos humanos e a democracia através da perspectiva de um país periférico dentro do atual mundo globalizado. Sessão: 11/09 às 18:00h. Censura 12 anos.

Vacanze Amare (Itália) – Um dia, em fevereiro, quatro pessoas desalojadas de Milan decidem sair para o mar, na esperança de se sentir melhor. O documentário retrata um dia nas férias, incidindo sobre os seus hábitos e as suas necessidades. Sessão: 12/09 às 18:00h. Censura 12 anos.

Faces of Food (EUA) – Explora as vidas de jovens que lutam para entender o que eles consomem, numa base diária, e como isso impacta seus corpos. Descubra o que você pode não saber sobre alimentação, e como você pode tomar medidas em direção a uma alimentação saudável. Sessão: 17/09 às 18:00h. Censura 12 anos.

Chronique de Tournage (França/Camarões) – Em dezembro de 2004, o jovem produtor - diretor Franco - Jude desembarcados em Camarões , apesar de ter muito pouco dinheiro, leva muita energia e vontade de iniciar a sua nova e longa filmagem. Filme intitulado une vie brisse. Sessão: 19/09 às 16:30h. Censura 12 anos.


Nacionais:

Comum de Dois (Bahia) – Moradores do bairro Castelo Branco, periferia da Bahia, documentam de forma audiovisual a chamada Heteronormatividade. Sessão: 10/09 às 19:30h. Censura 12 anos.

L.A.P.A (Rio de Janeiro) – Exibido pela primeira vez no circuito nacional durante o Cine Cufa. LAPA: Bairro boêmio do Rio de Janeiro, tradicional reduto de sambistas. Hoje é também, ponto de encontro de Mc’s e do Rap. L-A-P-A: um filme sobre o bairro da Lapa. Um filme sobre o Rap carioca. Sessão: 12/09 às 19:30h. Censura 12 anos.

Ele (Espírito Santo) – Animação. A trajetória de um dos maiores compositores da música brasileira, sua infância e histórias. Sessão: 13/09 às 19h. Censura 12 anos.

Marangmotxingmo Mïrang – Das Crianças Ikepeng Para O Mundo (Pernambuco) – Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo a vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra, em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Sessão 14/09 às 17:30h. Censura 12 anos.

Povo Marcado (São Paulo) - Povo marcado é o nome de um programa de rádio produzido por detentas da cadeia pública de Votorantin / SP. O Documentário mostra esse projeto e a necessidade de oportunidades durante o cumprimento das penas Sessão: 18/09 às 16:30h. Censura 12 anos.

Nenhum comentário: