segunda-feira, 8 de junho de 2009

CURSO: HISTÓRIA, CULTURA E ARTE YORUBÁ (UNEB)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCHI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDO DE LINGUAGENS
GEAALC – GRUPO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFROBRASILEIROS EM LÍNGUAS E CULTURAS.

CURSO: HISTÓRIA, CULTURA E ARTE YORUBÁ

Em vista da marcante presença Yorubá no Brasil, dos tempos coloniais até hoje, este curso irá abordar fundamentos da história, cultura, religião e arte Yorubá. Será dada ênfase especial à Cosmologia, Arte e Iconografia dos Orixás, Simbolismo das Cores, Mediunidade e Máscaras.

As aulas expositivas e ilustrativas irão permitir aos participantes não apenas adquirir um conhecimento mais profundo das tradições culturais e artísticas do povo Yorubá, mas também desenvolver habilidades analíticas que facilitarão contextualizar sua reinterpretação no Brasil.

PROF. DR. BABATUNDE LAWAL
Nascido na Nigéria, Babatunde Lawal graduou-se em Artes Plásticas na Universidade de Nsukka, Nigéria. Possui Mestrado e Doutorado em História da Arte pelas Universidades de Indiana (EUA). Ensinou por vários anos na Universidade Obafemi Awolowo, em Ile-Ife (Nigéria), onde foi fundador e Chefe do Departamento de Belas Artes e Diretor da Faculdade de Artes.

Atualmente é Professor de História da Arte no Virginia Commonwealth University, em Richmond, Virginia (EUA). Também foi professor visitante das Universidades de Harvard (Massachusetts) e de Columbia (New York), Dartmouth College (New Hampshire), Michigan State University (East Lansing), Kalamazoo College (Michigan), Harare Polytechnic (Zimbábue), Universidade de São Paulo (Brasil) e Universidade Federal da Bahia (também no Brasil).

O Professor Lawal tem inúmeras publicações sobre diferentes aspectos da arte na África e sobre a Diáspora Africana. A sua pesquisa sobre a estética e os significados das artes e festivais tradicionais contribuiu significativamente para o seu reconhecimento internacional, servindo de inspiração a artistas negros contemporâneos.

LOCAL: AUDITÓRIO DO CPDER (Atrás do prédio do mestrado).
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS I
Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula

PERÍODO: DE 06 A 10 DE JULHO DE 2009

HORÁRIO: 14 ÀS 18 H.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
BIBLIOTECA DA PÓS-GRADUAÇÃO
PROFA. HILDETE
TEL: (71) 3117.2448

VALORES:
ESTUDANTES R$ 25,00
OUTROS R$ 50,00

APOIO: DCHI – PPGEL – PROEX

Fonte: e-mail gentilmente enviado pela Profa. Hildete Santos Costa (UNEB), em 07/06/2009.

2 comentários:

sayara B.brito disse...

Olá Ricardo, tudo bem?
Eu sou aluna da UNEB, Campus XXIV, e fico feliz com suas descrições no blog. Também estou escrevendo sobre a cultura africana, sobretudo os penteados afro, que são refletidos na nossa sociedade como forma de identidade e ressistência.
Os cabelos afro, sempre foram vitimados ao preconceito, e ainda reflete um estética negativa, nessa sociedade europeizante.
Nós como acadêmicos, e como parte da sociedade que procura os direitos iguais, sobretudo o respeito as demais pessoas, culturas, etnias, dentre outros, temos o papel de fazermos constantemente uma reflexão sobre nossa verdadeira identidade.
beijos. e gostaria muito de entrar em contato com você.Muito obrigada.
Sayara B. Félix

Wanasema disse...

Prezada Sayara,
pertinentes as questões colocadas por você. Acabei de fazer a revisão de texto para uma´publicação da ong Estimativa que falará da bem sucedida experiência do projeto Trançando Ideias.
Mande-me e-mail quando quiser - risoatelie@gmail.com - ou adicione-me no MSN, risoatelie@click21.com.br
Aguardarei seu contato.
Abraços,
Ricardo Riso