segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Estácio de Sá: problemas na colação de grau

E-mail enviado (Segunda-feira, 18 de Agosto de 2008, 12:22) pela colega Erika Marra, do curso de Letras/Méier, relatando seu recente problema para colar grau na Estácio de Sá.
Olá, meu nome é Erika, sou do campus Méier e gostaria de contar um pouco da minha história de insatisfação com a Universidade Estácio de Sá.

Desde que entrei para o curso de Letras (noite) há três anos, nunca vi algo dar certo nesta instituição e o descaso com que somos tratados é cada vez mais latente.

Lembro-me que quando entrei no curso uma menina foi até nossa sala e nos explicou um pouco sobre horas rac e sobre o curso, mas que na verdade não valeu de nada. Sinceramente, acho que foi só para fazer uma presença, só para dizer que se preocupam com os novos alunos... ok, mas e os veteranos? Será que eles não têm dúvidas?

Essa foi a primeira e a última vez que alguém me esclareceu algo na Estácio, depois disso, só encontrei descaso por parte dos funcionários.

Todas as vezes que estive na secretaria saí de lá insatisfeita, não só pelo fato de eles não saberem explicar nada, mas também pela "organização e cortesia" de tal lugar. Assuntos como horas / rac, estágio e colação de grau são desconhecidos pelos funcionários que estão naquele local justamente para "tirar" todas as nossas dúvidas. Parece brincadeira.

Há vários casos que poderia citar, como quando falta um professor e não somos avisados, turmas que fecham e abrem e nós nem ficamos sabendo etc, mas o caso que gostaria de dar destaque aqui foi o que aconteceu comigo.

No final do semestre passado, como era o meu último período fui até a secretaria para saber sobre minha colação de grau. Foi quando tive uma surpresa! A pessoa que me atendeu disse: - Você não viu o papel no mural? Se o seu nome não estiver lá é porque não irá colar grau.

O único problema é que o tal quadro estava escondido em um corredor que ninguém passa e ninguém me disse que eu deveria avisar na secretaria que iria colar grau. Será que eles não têm esse controle? Depois de muita confusão consegui inserir meu nome na lista de formandos, mas meu desespero não parou por aí. Para me precaver de qualquer susto eu perguntei para um funcionário da secretaria (em julho) até quando eu poderia entregar minhas horas rac, pois estava na pendência de 22 horas e o indivíduo me respondeu que eu poderia entregar antes de colar grau, ou seja, isso quer dizer que eu poderia entregar até um dia antes da colação de grau, certo?

Lógico que não iria entregar uma semana antes de me formar, mas como viajei, optei por entregar as horas restantes quando voltasse.

Pois bem, voltando de viagem fui até a Estácio entregar minhas horas e, não conseguindo lançá-las no meu computador pedi para a funcionária inclui-las para mim, mas, com a maior satisfação da vida ele me mandou ir até o 2º andar para incluir essas horas no computador e depois voltar.
Fiz tudo o que ela pediu e depois de aceitar minhas horas em seu computador ela me disse que eu não poderia colar grau junto com a minha turma, pois minhas horas não seriam aceitas até minha formatura! Conclusão: terei que esperar até outubro para colar grau sozinha.

Posso até não estar certa já que tive três anos para entregar minhas horas, mas pensei que estivesse agindo certo, pois foi assim que me informaram.
Hoje (18/08/2008) seria o dia da minha colação. Estou triste por não poder dividir um momento de alegria com meu amigos e meus familiares, mas no fundo estou dando graças a Deus de me ver livre da Estácio.

Erika de Lima Pinto Marra

Nenhum comentário: