sexta-feira, 29 de agosto de 2008

vou-vos pôr a estória que me contaram (Ricardo Riso)


vou-vos pôr a estória que me contaram (Ricardo Riso)
pastel s/papel. 59,4 x 42 cm. 08/2008



estória. estória

vou-vos pôr a estória que me
contaram no tempo em que Luanda
tinha jimbondo e a makua comia-se
pouca com medo do mbumbi

estória. estória

vou-vos pôr a estória que me contaram
no tempo em que Luanda tinha mulembas

estória. estória

e nesse tempo Luanda era
cidade da baixa e do musseque
nos jimbondos e mulembas
que estavam nos musseques
fazia-se umbanda e uanga


estória. estória

vou-vos pôr a estória que me contaram
no tempo em que Luanda tinha
cajueiros pitangueiras maboqueiros
gajajeiras romãzeiras figueiras e macieiras da índia
e os ndengues do musseque jogavam bola de meia
e tomavam banho nas cacimbas

estória. estória

e os prédios e as vivendas estavam pouco a pouco
a entrar na barriga do musseque

vou-vos pôr a estória...

Kafukeno, Fernando. Sublimação da Aresta. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006. 1ª ed. Colecção Guaches da Vida, nº 35. p. 26-27

Nenhum comentário: