quinta-feira, 7 de agosto de 2008

MESTRES DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA

CASA DO SABER - LAGOA - RJ
Av. Epitácio Pessoa, 1164
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22410-090

CURSO

MESTRES DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA

Nélida Piñon

Uma abordagem da produção literária do continente latino-americano através de alguns de seus mestres, como Juan Rulfo e seu romance "Pedro Páramo"; Mário Vargas Llosa, com "El hablador"; Isabel Allende, com "A casa dos espíritos"; e Carlos Fuentes, com "A morte de Artemio Cruz". Esses romances, em conjunto, formam um painel alegórico e contundente da natureza cultural e antropológica do México urbano e rural; do Peru milenar e primitivo; do Chile que se debate entre o feitiço da adivinhação feminina como se estivéssemos em Delfos; e do horror das ditaduras contemporâneas. Juntos, ensejam que se enverede pela intimidade narrativa do século XX e pelas representações simbólicas ao alcance de suas brilhantes criações.

Início: 13 AGO
Duração: 4 encontros
Dias/horários: Quartas-Feiras, às 20h (13/08, 20/08, 27/08, 03/09)
Valor: R$ 140,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00


Os correntistas (pessoas físicas) do Banco Real têm 30% de desconto nos cursos do segundo semestre de 2008. Este desconto está limitado a um curso por correntista. Para obter o desconto, o pagamento do curso só poderá ser realizado com os cheques do Banco Real do próprio correntista.


AULAS:
13 AGO 1. JUAN RULFO

20 AGO 2. MÁRIO VARGAS LLOSA

27 AGO 3. ISABEL ALLENDE

03 SET 4. CARLOS FUENTES


Ministrado por:
Nélida Piñon. Romancista, contista, ensaísta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi catedrática da Universidade de Miami até 2003 e escritora visitante das Universidades de Harvard, Columbia, Georgetown e John Hopkins. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Príncipe de Asturias pelo conjunto da obra, em 2005. Recebeu o título de "Doctor Honoris Causa" de universidades como Poitiers, Santiago de Compostella e Montreal. É autora de mais de 20 livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles o recém-lançado "Aprendiz de Homero".

Tel.: (21) 2227-2237 222-SABER
Horário de funcionamento: 11h às 20h

2 comentários:

Anônimo disse...

Destas lágrimas não te digo porque as verti sem querer. Falar-te-ei da tristeza consciente, desta que alimento como talismã para me salvar da saudade. Deixei o sorriso exilado nos teus lábios. Contigo foram também os sonhos. Resta apenas a tua lembrança, como uma nódoa forte que jamais se vai separar do brim onde mora.

Wanasema disse...

Esta é a primeira parte do poema "Prisioneiro da Saudade", de E. Bonavena. Densa e tensa é a poesia angolana contemporânea. Além dele, encanto-me com as palavras de João Tala, Fernando Kafukeno, José Luís Mendonça, João Maimona e Paula Tavares.
Obrigado pela visita, Anômino! Apareça sempre.
Abraço,
Ricardo