domingo, 4 de outubro de 2009

Cuba, uma odisseia africana (documentário)

Um documentário interessante a respeito dos países africanos no Festival do Rio de Cinema: CUBA, UMA ODISSÉIA AFRICANA. Trata-se da importante contribuição cubana durante as guerras coloniais e nos primeiros passos da construção dos países africanos independentes.

Nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o escritor Ondjaki recria com apego a presença dos cubanos nos sistemas educacional e de saúde angolanos, em seus três livros publicados no Brasil: Bom dia Camarada (Agir), Os da minha rua (Língua Geral) e Avódezanove e o segredo do soviético (Cia. das Letras).

O documentário ainda terá três exibições até o final do Festival, no dia 8/10. Dias, cinemas e horários encontram-se no final do texto.

Ricardo Riso

Cuba, uma odisséia africana

"O que é importante para a unidade é a ideologia não a geografia"
Out-door monumental com Agostinho Neto, (do MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola, primeiro presidente de Angola e morto em 1979) e Fidel Castro (líder da revolução cubana).

Sinopse: Durante a Guerra Fria, a África tornou-se um amplo campo de disputa entre interesses conflitantes. Os soviéticos queriam expandir sua influência para um novo território, os EUA planejavam se apropriar das riquezas do continente, e os antigos impérios europeus viam seu poder colonial se dissipar. Precisando defender a independência recém adquirida, as jovens nações africanas foram buscar apoio junto à Cuba de Fidel Castro. Através de depoimentos de envolvidos, o filme lança uma perspectiva histórica pouco explorada sobre os conflitos na África na segunda metade do século XX.

Amílcar Cabral, líder do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde, morto em 1973), e Fidel Castro.

Biografia do diretor: Nascida no Libano, realizou um mestrado em Ciência Política na Universidade Americana no Cairo. Trabalhou como correspondente política no Oriente Médio para a Reuters, a US News e a World Report. Produziu e dirigiu diversos documentários, como House of Saud, Price of Aid, The tragedy of the Great Lakes, a série Israel and the Arabs, cujo livro derivado ela também co-escreveu.

Che Guevara (símbolo da revolução cubana) e Samora Machel (FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique, primeiro presidente do país e morto em 1986)

Titulo Original: Cuba, une odyssée africaine
Titulo em Inglês: Cuba: an Africain Odyssey
Classificação:16
Direção: Jihan El Tahri
Montagem: Gilles Bovon
Música: Les frères Guisse
País: França / Reino Unido
Ano: 2007
Duração: 118min

Mostra: Homenagem a ARTE
Em Exibição
Terça - 06/10/2009 Estação Botafogo 3 15:15:00 hs EB368
Terça - 06/10/2009 Estação Botafogo 3 19:15:00 hs EB370
Quinta - 08/10/2009 Instituto Moreira Salles 20:00:00 hs

Nenhum comentário: