quinta-feira, 25 de outubro de 2007

PRIMAVERA DOS LIVROS - RJ - 2007

Retirado de http://www.libre.org.br/libre/pages/view/9?m=3
Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete)
de 29/11 (quinta-feira) a 02/12 (domingo)
de 10:00 às 22:00
Desde sua fundação a Libre vem desenvolvendo ações no campo das políticas públicas, visando à ampliação do mercado do livro e sua regulação, e participando de feiras no Brasil e no Exterior.

Uma de suas mais importantes ações é a PRIMAVERA DOS LIVROS, evento que já se consolidou como um dos destaques nos calendários culturais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A PRIMAVERA DOS LIVROS reúne editoras de diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. É composta de duas frentes: o Fórum de Artes, Ciência e Cultura e uma feira de livros.

No Fórum de Artes, Ciência e Cultura os participantes têm acesso ao universo cultural da cadeia de criação e produção do livro, o que permite real interação entre os leitores e os artífices do livro – escritores, editores, livreiros e críticos. Além disso, o Fórum apresenta um significativo panorama da produção editorial do país, oferecendo ao público a possibilidade de adquirir obras de seu interesse.

A Feira de Livros oferece acesso direto à produção das editoras participantes (a preços convidativos) e contato direto com os editores (sempre presentes em seus estandes).

Na Primavera dos Livros
*Editores brasileiros e de outros países se encontram com o objetivo de viabilizar a troca de experiências e o desenvolvimento articulado de políticas culturais solidárias.
*Os diversos setores da cadeia do livro se reúnem para analisar, propor e apoiar políticas governamentais.
*Profissionais do livro (ilustradores, diagramadores, revisores, editores) realizam workshops para que alunos de ensino médio conheçam o processo de produção do livro e obtenham informações sobre os diversos segmentos da área editorial com vistas a uma possível opção profissional.
*No espaço infanto-juvenil são desenvolvidas dramatizações, leituras, oficinas e encontros com autores e ilustradores, estimulando nos jovens leitores a curiosidade e o prazer pela leitura.
*Profissionais das artes cênicas e estudantes universitários participam de workshops para refletir sobre as possibilidades e resultados da adaptação de obras literárias para estas mídias.
Público e autores se encontram em atividades de leituras e debates culturais.
*É realizado o Fórum Anual de Discussões dos editores filiados à Libre, no qual são debatidas questões como as políticas governamentais para a formação e ampliação da rede de bibliotecas públicas, parcerias entre os diversos setores da cadeia do livro (fornecedores, editores, distribuidores, livreiros etc), perspectivas para o futuro do mercado editorial, formas de difusão da leitura e de capacitação de professores e bibliotecários, entre outras questões de interesse comum aos profissionais da área editorial.
Editoras participantes:
7Letras
Aeroplano
Alameda
Alis
Altana
Andrea Jakobsson
Anita Garibaldi
Arquivo Nacional
Azougue
Barracuda
Bem-te-vi
Biruta
Brinque-Book
Calibán
Callis
Capivara
Casa da Palavra
Casa de Rui Barbosa
Claridade
C/Arte
Cia. de Freud
Contracapa
Contraponto
Cosac & Naify
Crisálida
Cuca Fresca
Desiderata
Editora 34
Editora de Cultura
Ed. Museu da República
EdUERJ
EdUFF
Estação Liberdade
Fissus
Francis
Frente
Galo Branco
Garamond
Gryphus
Íbis Libris
Iluminuras
Jobim Music
Letra Capital
Lucerna
Lumiar
Maco
Manati
Mauad
Mercuryo
Musa
Myrrha
Nova Alexandria
Nova Razão Cultural
Odysseus
Oficina de Textos
Ouro sobre Azul
Outras Letras
Pallas
Panda Books
Peirópolis
Perseu Abramo
Pinakotheke
Prazerdeler
Publisher Brasil
Quartet
Roma Victor
Rosari
Senac Rio
Terceiro Nome
Terra Virgem
UFMG
UFRJ
Unesp
Uapê
Versal
Via Lettera
Viana & Mosley
Vieira & Lent

Nenhum comentário: